Relacionamento abusivo – 7 sinais para prestar atenção

image

Em muitos relacionamentos, as pessoas podem se sentir tristes, sozinhas ou até mesmo desesperadas em alguns momentos. Mas quando isso se torna frequente e ocorre devido ao comportamento de uma pessoa que está em um relacionamento, é importante prestar atenção e identificar possíveis sinais de abuso.

Relacionamentos abusivos podem ser difíceis de identificar, pois muitas vezes não começam de forma abusiva, mas evoluem para tal com o tempo. Se você ou alguém que você conhece está em um relacionamento que faz você se sentir menos-valioso ou maltratado, pode ser um sinal de alerta. Aqui estão 7 sinais a serem observados em um relacionamento abusivo:

1. Controle excessivo

Um parceiro que tenta controlar suas ações, limitar suas interações sociais e fazer escolhas por você, pode ser um sinal de controle excessivo. Se você se sente obrigado a pedir permissão para fazer coisas simples, como sair com amigos ou escolher sua própria roupa, pode estar em um relacionamento abusivo.

2. Manipulação

A manipulação é um comportamento comum em relacionamentos abusivos. O parceiro manipulador pode usar palavras ou ações para fazer você se sentir culpado ou envergonhado, e assim ter controle sobre você. Se seu parceiro faz você se sentir como se você fosse o problema em todas as situações, ou se ele usa ameaças para obter o que quer, é um sinal de manipulação.

3. Isolamento

Se seu parceiro impede você de se comunicar com amigos e familiares, ou se afasta de você em eventos sociais, pode ser um sinal de isolamento. Isso pode fazer com que você se sinta sozinho, sem opções e sem suporte para lidar com problemas no relacionamento.

4. Agressão física

A violência física é uma forma óbvia de abuso, mas nem sempre é fácil de identificar. Se seu parceiro ameaça ou usa violência física para controlar suas ações ou comportamento, é um sinal claro de abuso. Isso pode incluir empurrões, socos, tapas ou até mesmo uso de armas.

5. Comportamento verbal abusivo

O abuso verbal é tão prejudicial quanto o abuso físico. Se seu parceiro fala com você de forma condescendente, insultante ou ameaçadora, é um sinal de abuso verbal. Isso pode fazer com que você se sinta menos-valioso e com baixa autoestima.

6. Ciúme excessivo

Um pouco de ciúme é normal em qualquer relacionamento, mas quando se torna excessivo e impede você de fazer coisas simples, como sair com amigos ou ir a eventos sociais, pode ser um sinal de controle e abuso. Se seu parceiro faz você se sentir culpado por suas interações sociais, é um sinal de alerta.

7. Culpar você por seus problemas

Um parceiro abusivo pode culpar você por todos os problemas no relacionamento, mesmo quando você não tem nada a ver com eles. Isso pode fazer você se sentir desvalorizado e pode impedir que você veja o comportamento abusivo. Lembre-se de que você não é responsável pelo comportamento de outra pessoa e que é importante reconhecer quando seu parceiro está sendo abusivo.

Se você identificou algum desses sinais em seu relacionamento, é importante buscar ajuda. Não se culpe pelo comportamento do seu parceiro e não tenha medo de pedir ajuda. Falar com amigos, familiares ou um profissional pode ajudá-lo a identificar se você está em um relacionamento abusivo e ajudá-lo a sair dele.

O abuso não é amor. Seu relacionamento deve ser baseado em respeito, amor e confiança mútua. Se você está em um relacionamento abusivo, saiba que você merece um relacionamento saudável e que há pessoas que podem ajudá-lo a sair dessa situação.

O relacionamento abusivo pode ser difícil de identificar, mas é importante prestar atenção aos sinais e buscar ajuda se necessário. Se você ou alguém que você conhece está em um relacionamento abusivo, lembre-se de que você não está sozinho e que há pessoas que podem ajudá-lo a sair dessa situação. O abuso não é amor, e todos merecem um relacionamento baseado em respeito, amor e confiança mútua.